Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Deco ressurge das cinzas e incendeia a Libertadores do Fluminense.Vitória histórica.

Deco no programa do SporTV;Para muitos, era o dia
do anúncio de sua aposentadoria

Comentário

Ele ficou dois meses parado.Rumores sobre a sua aposentadoria rondavam os bastidores do futebol nacional.Mas ele voltou.Deco entrou no segundo tempo no lugar de Mariano, que saiu machucado.Deu bons passes; inclusive colocou "com a mão" a bola na cabeça do Araújo.Continuou passando a bola muito bem e às vezes tocava para trás e a torcida chiou.Mas o melhor estava por vir.
 Aos 42, Conca deu uma cavadinha da entrada da área para dentro dela
 "O que que ele queria fazer ?", essas palavras passaram na minha cabeça.
 Fred cabeceou para trás e o zagueiro completou.A pergunta soou mais uma vez.Mas que estava por vir era uma surpresa.
 Deco antecipou o zagueiro e tocou com a maior categoria por cima do goleiro.Fluminense 3 a 2, vitória que entra para a história do clube e desse jogador.Vou guardar esse momento junto com o gol do Emerson contra o Guarani e de quando o Flu se salvou do rebaixamento.Como diz Renato Maurício Prado: "Depois do que o Fluminense fez em 2009, eu acredito que ele possa fazer qualquer coisa".Em busca da classificação.

Matheus Pessôa.




Com o resultado, o Fluminense fica com cinco pontos e assume a terceira posição do Grupo 3. O América-MEX segue em segundo, com seis, logo atrás do Argentinos Juniors, que tem sete.
O Fluminense volta a campo pela Libertadores no dia 6 de abril, contra o Nacional. O jogo será disputado no Uruguai. No dia seguinte, o América-MEX recebe o Argentinos Juniors. Neste domingo, pelo Campeonato Carioca, o time das Laranjeiras encara o Vasco.

 Antes de a bola rolar, o torcedor fez questão de demonstrar o ressentimento com o ex-técnico Muricy Ramalho, que deixou o clube disparando críticas à estrutura do clube. Em faixas, a torcida chamou o treinador de “amarelão”, “traíra” e “mentiroso”. Os torcedores também gritaram o nome de Abel Braga, que conversou com o presidente Peter Siemsen e acertou sua volta ao Tricolor em junho, quando termina seu contrato com o Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos).
Foi neste clima que o Fluminense partiu para cima desde o começo. Em menos de dez minutos, o Tricolor conseguiu assustar o goleiro rival duas vezes, em cobrança de falta de Souza e chute de longa distância de Valencia. As duas tentativas passaram muito perto do alvo. O América-MEX parecia interessado em deixar apenas o tempo correr e tentar surpreender em contra-ataque. Logo no início, dois jogadores do time mexicano foram atendidos fora do campo, retardando a partida. As cobranças de lateral da equipe visitante também demoravam.

Gum comemora o gol de empate de cabeça, aos 20 da primeira
parte.
 Até que uma falha da defesa tricolor tornou o cenário ainda mais tenso. Em uma disputa de bola com o atacante Sanchez, Digão se enrolou e precisou da ajuda de Ricardo Berna. O goleiro saiu do gol, pulou, pegou a bola e trombou com o zagueiro. Na queda, Berna soltou a bola, que caiu nos pés de Sanchez. O jogador só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes e fazer 1 a 0 para os visitantes, aos 14. Os jogadores do Fluminense reclamaram muito, mas não houve falta de Sanchez em Berna, embora o atacante também tenha tocado no goleiro após o salto.



Mas o gol do América-MEX não abateu o Fluminense. A torcida pediu: “vamos virar, Nense”. E o time foi para o ataque. A ofensiva deu certo logo naprimeira tentativa, aos 21. Conca cobrou falta de longe, a bola bateu na barreira e voltou em seus pés. O argentino cruzou na área, Gum subiu mais que a zaga e contou com a saída atabalhoada do goleiro adversário para deixar tudo igual. No lance seguinte, o zagueiro quase fez o segundo, após bonita arrancada de Mariano pela direita. O lateral colocou a bola na cabeça do companheiro que, desta vez, errou o movimento e bateu com o ombro na bola.

A pressão tricolor continuou até o fim da primeira etapa, mas sem sucesso. Fred cruzou uma bola para a pequena área para Emerson. A zaga do América-MEX cortou em cima do lance. Em cobrança de escanteio, foi a vez de Fred ter uma chance, mas o atacante mandou para fora. Souza também tentou surpreender o goleiro adversário com um chute de longe, mas Navarrete conseguiu defender. O Fluminense ainda pediu um pênalti em um lance que Cervantes dominou a bola com o braço. O lance, porém, foi fora da área e o juiz deu a lei da vantagem.

O América-MEX só assustou no minuto final da etapa, com um chute de Montenegro, após cruzamento da direita. Ricrado Berna fez bonita defesa e impediu o segundo gol da equipe mexicana.


O He-Man entrou no segundo tempo e pouco fez pelo
Fluzão.

O Fluminense voltou para o segundo tempo como começou o primeiro: pressionando o adversário já em seu campo de ataque. Logo no primeiro minuto da etapa, Fred recebeu na área e chutou cruzado. Navarrete defendeu para o meio da área, mas nenhum tricolor conseguiu completar a jogada e a zaga afastou. Em seguida, Emerson arriscou de longe e tirou tinta da trave.

Aos 6, o Tricolor teve um problema inesperado. Mariano sentiu dores e precisou deixar a partida. Enderson Moreira, que comanda o time interinamente, optou por arriscar e deixar o time mais ofensivo. Sem um lateral de origem no banco, decidiu colocar Deco no jogo. Souza passou então a atuar na direita. O luso-brasileiro voltou a participar de uma partida oficial após dois meses parado por conta de uma lesão na coxa.

Mostrando vontade, Deco tentou ajudar o meio-campo a criar jogadas. Em um chute seu de fora da área, a bola bateu na defesa e ia sobrar para Fred, mas o goleiro Navarrete foi mais rápido e chegou na bola. O atacante trombou com o arqueiro e o juiz entendeu que ele tentou simular um pênalti, mesmo sem ter caído, e lhe deu o amarelo, causando revolta nos torcedores.

Sem ver as chances transformadas em gol, a torcida passou a pedir a entrada de Rafael Moura. Aos 24, Enderson atendeu o pedido e colocou o He-Man no lugar de Emerson. O atacante mal teve tempo de aquecer quando viu o América-MEX voltar a marcar. Sanchez puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou para a área. A bola fez uma curva e foi em direção ao gol. Ricardo Berna não conseguiu chegar e Digão, ao tentar cortar, mandou contra as próprias redes.

Enderson partiu para o tudo ou nada e tirou Julio Cesar para colocar Araújo. Mesmo desorganizado, o time tricolor tentou tirar forças para não ver sua chance de continuar no torneio praticamente acabar. E a modificação parece ter dado certo. Deco recebeu na direita e cruzou na medida para Araújo. O atacante mostrou estar com a pontaria calibrada e deixou tudo igual, aos 34.

Para coroar a volta de Deco aos campos, o meia foi o responsável por deixar o Fluminense vivo na Libertadores. Após bola lançada na área, Fred desviou de cabeça e o apoiador se antecipou à defesa tocando por cima do goleiro. No apito final, os jogadores comemoraram muito a vitória e a torcida mostrou que voltou a acreditar no time:

"O campeão voltou".

Um comentário: